Florada dos ipês muda a paisagem do Brasil (Explosión floral primaveral en Brasil)

Comienza la primavera en Brasil cuando en España empieza el otoño. Así relata Pabllo Viana el espectáculo que ofrece la floración arbórea en su país.

Árvores florescem na primavera e dão um espetáculo


Uma vez por ano, as ruas do Brasil, ficam mais coloridas; é a florada dos Ipês anunciando a chegada da primavera, que muda a paisagem da natureza. As árvores ocupam o meio ambiente até os canteiros das cidade. Sempre na época de altas temperaturas dão um espetáculo com suas belas flores.
Os ipês são considerados um símbolos de algumas cidades. Centenas de árvores de ipê, nesta época do ano, enfeitam as ruas, com floração nos mais variadas cores. O espetáculo chama a atenção de quem visita e até da própria população, que saem aos logradouros para registrar o momento.
Os pés de ipês durante o inverno formam árvores frondosas que proporcionam sombra para as pessoas e abrigo para as aves. Depois, quando o período chuvoso cessa, suas folhas começam a cair, dando a impressão que a árvore está morrendo, mas logo aparecem as flores nos galhos, aparentemente secos.
Com o balançar dos ventos, as flores se desprendem dos galhos e fazem um bailado no ar, formando um grande tapete no chão ao redor da árvore.
O Brasil, por estar tomada de diversas árvores, assiste ao espetáculo por alguns meses, pois nem todas as árvores floreiam ao mesmo tempo.
Durante os meses de julho e agosto, e até o inicio de setembro, a população tem o prazer de ver, a cada momento, um espetáculo diferente, pois cada árvore tem sua demonstração.
Para muitos que apreciam o espetáculo anual, a floração dos ipês já se tornou tradicional e muito atrativo, é o ambiente tem se beneficiado com isto, pois a beleza e o espetáculo produzem as mais lindas fotos e filmagens, que são enviadas para os locais mais distantes, como cartão postal, para divulgar o Brasil, além de provocar inspiração aos amantes da arte para cantar verso e prosa.

Pabllo Viana

(Fotos: Correio do Pará).




No hay comentarios:

Publicar un comentario

Comentarios